Pular para o conteúdo principal

História Antiga #1 - Um Breve Resumo Sobre a Pré-História.





·         Desenvolvimento biológico do homem;
·         Conquistas tecnológicas (fogo e agricultura);
·         Organização e hierarquização social;
·         Processo evolutivo – primatas até o homo sapiens.


Tempo e História.
O termo Pré-história diz respeito ao período que vai do aparecimento do homem até o surgimento da escrita, isso porque muitos historiadores julgam que sem escrita não há história para se estudar, mas, hoje sabemos que a ausência da escrita não resulta em falta de história. Ainda hoje existem povos que vivem apenas da coleta e agricultura e que ainda não desenvolveram a escrita, mesmo assim suas tradições e costumes são passados através da oralidade. Esse é apenas mais um fato que reforça como o desenvolvimento das sociedades não ocorreu de forma homogênea.

Teórica Criacionista: é a teoria que dominou o mundo cristão ocidental até o século XIX; diz que Deus quem criou a vida, a Terra, o universo e a humanidade. Segue o modo contado na Bíblia.

Teoria Evolucionista: explica a origem da vida como resultado de um processo evolutivo de milhões de anos; desenvolvida pelo naturalista inglês Charles Darwin em sua obra mais famosa – “A Origem das Espécies” – 1859. Essa teoria tem seu principal aspecto baseado na Seleção Natural: que preservou as espécies que melhor se adaptaram as modificações no ambiente ao passar dos milhares de anos. Darwin chocou o mundo com sua teoria, ela não apenas discordava abruptamente do senso comum da época, mas também tirava de Deus o poder da criação do mundo. Ainda seguindo a teoria evolucionista, o homem e o primata tem uma origem em comum, mas que se separaram em algum momento do processo evolutivo.

Dinossauros: habitaram o planeta a cerca de 150 milhões de anos atrás e desapareceram por volta de 65 milhões de anos; a teoria mais aceita sobre sua extinção é que eles tenham sido extintos por um enorme meteoro que caiu na Terra, esse mesmo meteoro foi responsável também por extinguir 50% da vida da Terra. Observação: o hominídeo mais antigo já registrado pela arqueologia data de cerca de 4 milhões de anos atrás, com isso, vemos que existe uma lacuna de 61 milhões de anos entre o ultimo dinossauro e o primeiro hominídeo.


Linha do Tempo da Pré-História.
Paleolítico: começa a 4 milhões de anos atrás, engloba o período terciário, e também o surgimento do primeiro hominídeo, o australopithecus. Esse período se encerra em 10.000 a.C. Um período que engloba uma grande faixa temporal, por isso é dividido em paleolítico superior e paleolítico inferior.
Os homens eram nômades e possuíam uma economia coletora, ou seja, baseada na caça, pesca e coleta de frutas. A tecnologia dessa época era a utilização de ferramentas feitas com ossos, pedras e madeira com polimento rudimentar. A organização social era comunitária, organizada em pequenos grupos familiares.

Paleolítico inferior: 4 milhões de anos atrás até 300.000 a.C; período marcado pela ausência do fogo (domínio); a caça era organizada, o que permitia que caçassem animais maiores.

Paleolítico superior – mesolítico: 300.000 a 10.000 a.C. Período onde os homens dominaram o fogo, inicialmente utilizado para o aquecimento, cozimento, iluminação, caça e defesa contra os animais selvagens. Foi também nesse período onde os homens desenvolveram a pintura rupestre, onde procuravam representar animais e figuras humanas, era como uma espécie de preparação para a caça, e até hoje a interpretação dessas figuras é difícil e controversa; ainda hoje podemos encontrar essas figuras em cavernas, grutas e até mesmo ao ar livre.

Neolítico ou Idade da Pedra Polida: 10.000 até 4.000 a.C. É nesse período que ocorre a domesticação dos animais selvagens; os instrumentos de pedra lascada foram polidos e aprimorados para usos específicos.
Nesse período também ocorre a Revolução Agrícola, onde os homens abandonaram a vida nômade e passaram a se estabelecer num único lugar (sedentarismo), isso porque começaram a desenvolver a agricultura. Com isso, a economia produtora passou a ser a agricultura e o pastoreio, com a adoção do sedentarismo e o aumento da produção de alimentos ocorre por consequência um aumento populacional além do aumento do tempo de vida. Por fim, ocorre uma especialização do trabalho, hierarquias sociais e uma organização primitiva de “Estado”.
Idade dos Metais (ocorre dentro do período Neolítico – 5.000 a.C): período onde comunidades desenvolveram técnicas de fundição e manipulação dos metais, esses grupos que dominavam a fundição tinham vantagens em disputas territoriais, obtendo lugares com melhor pastagem, por exemplo. A metalurgia possibilitou a criação de armas de caça mais eficientes.

Era histórica: há múltiplas origens, ou seja, a escrita surgiu em diferentes lugares, em diferentes momentos. A escrita cuneiforme, como conhecemos hoje, se origina com os sumérios na Mesopotâmia, segundo a historiografia, por volta do ano de 3.300 a.C; esse período engloba o ano 1 e o nascimento da Era Cristã.
A invenção da escrita possibilitou que novas gerações recebessem informações que foram sendo construídas ao longo de milênios.
Seu uso esteve relacionado primeiramente à religião, ao poder dos chefes locais e à conservação dos calendários, além disso, facilitava a transmissão do conhecimento sem necessitar da oralidade, desse modo os processos de aprendizagem tornaram-se cada vez mais rápidos.


Informações Básicas.
·         Idade do nosso planeta: 4,6 milhões de anos;
·         Idade do primeiro hominídeo: 4 milhões de anos;
·         Por englobar um período temporal muito extenso possui “subdivisões” visando facilitar os estudos e trabalhos feitos sobre esse período. Cada uma dessa “subdivisão” é separada por acontecimentos marcantes em cada um deles.


Escala Evolutiva dos Hominídeos.
Australopithecus (Macaco do Sul): era bípede, semiereto e viveu a cerca de 4 milhões de anos atrás; possuía em média 1,5 metros de altura; possuía o polegar invertido, ou seja, já podia manusear objetos; era carnívoro.

Homo Habilis (Homem Habilidoso): possuía características físicas semelhantes ao seu antecessor; viveu entre cerca de 2,5 e 1,5 milhões de anos atrás; foi o primeiro a utilizar ferramentas feitas de pedra lascada; já possuíam a carne em sua alimentação.

Observação: o aumento de habilidade dos nossos ancestrais nesse período analisado, a Pré-História, está diretamente ligada ao aumento da sua capacidade craniana que começou em 380/550 cm² e chegou em 1.400/2.000 cm².

Homo Erectus (Homem Ereto): bípede, com a capacidade de se manter ereto; existiu entre 1,8 milhão a 50 mil anos atrás; atingiu a altura de 1,70 metros, utilizou o fogo para se proteger de animais selvagens; ainda possuía a capacidade de produzir objetos de pedra e madeira.

Homo Sapiens (Homem Sábio): caçador e carnívoro; espécie atual da humanidade; surgiu a cerca de 200/150 mil anos atrás; desenvolveu habilidades para objetos (ferramentas) de dimensões pequenas; começou com a pratica da pintura rupestre e a construção de estatuetas, além do desenvolvimento do pensamento abstrato e simbólico. Desenvolveu ainda, o arco e flecha, pequenas embarcações, cerâmicas, tecelagem e a agricultura.

Homo Neanderthalensis: hominídeo com o corpo completamente adaptado ao frio; sua localização se dava ao norte da Europa, Oriente Médio e Sul da Sibéria (regiões que eram extremamente frias durante as eras glaciais). Surgiram em 400.000 a.C e desapareceram por volta de 28.000 a.C (coexistiram com o homo sapiens); foram os primeiros hominídeos a desenvolver objetos de pedra lascada com pontas, mas ainda distantes da complexidade do arco e flecha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Historiografia #1 - Um Breve Resumo Sobre a Escola Metódica.

Contexto histórico francês: A Escola Metódica surge na França, no início do século XIX, uma França de forte sentimento patriótico graças a formação de uma unidade nacional. Até então, na França haviam muitas histórias, mas o contexto da III Republica trazia um forte sentimento patriótico e de formação nacional, como já dito. Por conta disso, fazia-se necessário construir uma história que tivesse significado para sua população; era preciso que a população francesa olhasse para trás, para sua história e sentisse segurança para afirmar o presente. Ao longo do século XIX com todo esse contexto vivido na França, em formar cada vez mais cidadãos patriotas é realizado uma reforma no ensino, em todos os âmbitos, primário, secundário e superior. Ernest Lavisse então elabora, juntamente com um grupo de historiadores, uma coleção intitulada História da França, publicada em 1900, em nove fascículos. Essa ampla reconstituição da história francesa privilegiou o campo político, dando foco nas...

História do Brasil #1 - Um Breve Resumo Sobre os Descobrimentos Portugueses.

História do Brasil. Os Descobrimentos Portugueses. Contexto : Ao final da Idade Média, os europeus conheciam apenas uma parcela do mundo, resumidas no Oriente Médio, norte da África e as Índias (nome genérico que usavam para designar o território localizado no extremo Oriente, isso é, leste da Ásia). E ainda, a maioria dos europeus apenas conhecia essas regiões através de relatos, como os feitos por Marco Polo, que partiu de sua cidade em 1217, acompanhado de seu pai e seu tio. Nesse período, a América e a Oceania eram totalmente desconhecidas pelos europeus. As informações contidas pelos europeus estavam em muitos aspectos incompletas ou possuíam, em sua maior parte, elementos fantasiosos, isso era uma herança deixada pela Idade Média. Mas isso começou a mudar nos séculos XV e XVI, quando exploradores europeus, principalmente, espanhóis e portugueses começaram a se aventurar pelos mares, até então desconhecidos. Tudo isso deu origem à um período que ficou conhecido c...

Fichamento #1 - Caras e Modos dos Migrantes e Imigrantes.

CARAS E MODOS DOS MIGRANTES E IMIGRANTES. História da Vida Privada no Brasil - vol 2. Aqui os autores Luis Felipe de Alencastro e Maria Luiza Renaux visam mostrar o fenômeno imigratório ocorrido no Brasil Império; detalham cada uma dessas ondas imigratórias, contando como era o cotidiano dessas pessoas que vinham por opção ou necessidade para o Brasil; mostra ainda, as atitudes tomadas por parte do governo para atrair imigrantes específicos com o objetivo de “branquear” a sociedade e isso é mostrado pelo grande número de imigrantes italianos e alemães que chegaram ao país nesse período; aqui vale ressaltar que teve uma tentativa de trazer imigrantes japoneses, mas por conta também do preconceito racial foi deixado de lado. É uma obra prima que detalha a vida privada desses imigrantes de forma completa. Conta-se os motivos de sua vinda para o Brasil, as dificuldades que encontravam no caminho e principalmente aqueles que enfrentaram quando aqui chegaram, uma cultura diferente,...